No dia 30 de março, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), promoveu o colóquio “Tendências Contemporâneas: rearranjos de poder no sistema internacional”. O evento teve como objetivo debater temas relacionados à identificação de tendências e movimentos de rearranjo de poder no sistema internacional.

O Prof. Dr. Zeno Leoni, do Departamento de Estudos de Defesa do King’s College London (KCL), realizou uma apresentação sobre os “Desafios à Ordem Internacional”, abordando os movimentos na estrutura de poder no sistema internacional contemporâneo e os desafios estratégicos para as potências. Em seguida, houve um debate moderado pelo CMG (RM1) Prof. Dr. William Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos, e contou com a participação do Prof. Dr. Vinicius Mariano Carvalho, também do KCL.

O colóquio proporcionou uma análise aprofundada das tendências atuais no sistema internacional, contribuindo para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam às potências globais. Além disso, promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes áreas e instituições, ampliando a visão estratégica e a capacidade de adaptação às dinâmicas globais.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).