Campinas (SP) – No período de 13 a 15 de junho, o 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, por intermédio do Centro de Instrução de Operações Urbanas, conduziu instruções para a preparação de 173 militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve que participarão do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises), junto com tropas do Exército dos Estados Unidos da América.

A atividade teve por finalidade contribuir com o adestramento e a validação de aspectos doutrinários do combate em área urbanizada, que serão aplicados durante a realização do exercício CORE 22, que ocorrerá em agosto deste ano, no Centro Conjunto de Preparação e Treinamento do Exército dos Estados Unidos, em Fort PoIk, Louisiana. Foram realizados os treinamentos de combate em recinto confinado, combate em área subterrânea e patrulhamento ostensivo. Ao final, foi realizado um exercício de ofensiva e defensiva em área urbana, valor pelotão e companhia.

A CORE é resultado de um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, que estipulou a realização de adestramentos bilaterais anuais até o ano de 2028. Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências de combate e trocam conhecimentos sobre doutrina, táticas, técnicas e procedimentos operativos.

O Centro de Instrução de Operações Urbanas foi criado em 2006 e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento de doutrinas utilizadas no emprego de pequenas frações em operações de garantia da lei e da ordem e em combate regular em área urbana.

Fonte: 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui