O Capitão de Fragata (FN) G Maia, Encarregado do COpPazNav, apresentou as principais atividades do Centro na XII Assembleia Geral da ALCOPAZ

Em 13 de novembro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) participou, pela primeira vez, como membro convidado, da XII Assembleia Geral da Associação Latino-Americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ). A Associação foi fundada em 4 de agosto de 2008 e possui como membros, primordialmente, os centros de treinamento para missões de paz dos países da América Latina e do Caribe, dedicando-se à capacitação individual e/ou coletiva de membros das Forças Armadas, Forças Policiais e Civis para participarem de Operações de Paz sob a égide das Nações Unidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ressalta-se a importância da ALCOPAZ em âmbito regional, devido à cooperação para uma maior promoção de intercâmbios entre os centros de treinamento da região, além da busca por uma padronização dos procedimentos para capacitação, criando condições que facilitem um contato mais fluido e eficiente entre seus membros.

A participação do COpPazNav nesse importante fórum sobre Operações de Paz concorre para o contido na Política Nacional de Defesa, particularmente no que se refere ao fortalecimento do ambiente regional, com o consequente incremento da cooperação entre os países sul-americanos, tendo em vista a característica única que esse Centro tem a oferecer, presente na sua expertise voltada para as Operações de Paz de Caráter Naval, que o torna um Centro de Referência Regional no Atlântico Sul e no Entorno Estratégico Brasileiro.

alcopaz
Evolução Histórica do CopPazNav

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).