Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de fevereiro, ocorreu na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), “Escola de Pára-quedistas – 1945”, a Cerimônia de Brevetação do Curso Básico Paraquedista.
O Curso Básico Paraquedista é um curso de especialização da linha de ensino militar bélico, realizado desde 1949, com a duração de seis semanas, desenvolvidas em duas fases. Ao longo do curso, além do condicionamento físico, o aluno aprende a técnica individual básica paraquedista. Ao final da segunda fase, o aluno estará apto a embarcar em uma aeronave militar para a realização de cinco saltos semi-automáticos.
No último salto, os alunos realizam a Operação Boot, que inicia com a emissão da Ordem de Operações pelo Comando da Bda Inf Pqdt, com os alunos inseridos em uma Companhia de Fuzileiros Paraquedista. Em seguida, planejam e ensaiam as ações, participando do briefing aeroterrestre, conduzido pela Companhia de Precursores Pará-quedista. O exercício é coroado com uma manobra no terreno, que consiste em um salto armado e equipado para operações, seguido de uma marcha para o combate, ocupação de uma zona de reunião e ocupação de um Posto de Observação, onde os novos paraquedistas podem observar o desdobramento no terreno das diversas funções de combate numa clássica operação aeroterrestre de Cabeça-de-Ponte Aérea.
Foram brevetados 171 novos paraquedistas, sendo do Exército Brasileiro: 15 oficiais, 79 cadetes da AMAN, sendo 6 do segmento feminino; 75 subtenentes e sargentos, deste universo, 45 sargentos recém formados da ESA e 3 sargentos do segmento feminino, recém-formadas da EsLog; um oficial e um sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Águia Uno 32, Eterno Comandante da Escola de Pára-quedistas e contou com a presença do Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; do Diretor de Material de Engenharia, General de Brigada Paulo Afonso Bruno de Melo; do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, Águia Uno 35, Eterno Comandante da Escola de Pára-quedistas; do Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, General de Brigada João Felipe Dias Alves; do Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho; do Comandante do CI Pqdt GPB, Coronel Ricardo Augusto Montella de Carvalho; além de autoridades civis, Comandantes de Organizações militares e familiares.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395