Centro de Instrução Pára-quedista realiza aula inaugural do primeiro turno do curso de precursor

blank

No dia 27 de abril, foi realizada, no auditório do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (C I Pqdt GPB), a aula inaugural do primeiro turno de 2021 do Curso de Precursor Paraquedista. Um total de 27 militares fará a capacitação: 12 oficiais e 12 sargentos do Exército Brasileiro, um oficial e um sargento da Marinha do Brasil e um oficial do Exército Paraguaio. A palestra de abertura foi proferida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Eduardo Tavares Martins, precursor nº 303A.

Com 24 semanas, o Curso de Precursor Paraquedista é dividido em quatro fases: nivelamento técnico operacional, curso de mestre de salto, lançamento precursor e operações de precursores. Vencidas essas etapas, os alunos tornam-se aptos a cumprir diversas missões, como comandar equipes de precursores em infiltrações e exfiltrações, mediante qualquer processo; reconhecer e operar zonas de lançamento, zonas de pouso e zonas de pouso de helicóptero; atuar como observador aéreo; realizar guiamento aéreo avançado de caças da Força Aérea e da Aviação do Exército; controlar aeródromos sob quaisquer condições; e atuar em operações de coordenação e controle interagências, dentre outras tarefas.

O evento foi prestigiado pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcelos; pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Helder de Freitas Braga; pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João, General de Brigada Ernesto de Lima Gil; e por comandantes das organizações militares paraquedistas.

Precursores
Os precursores são uma tropa de elite do Exército Brasileiro capaz de realizar os mais variados tipos de missão. Sua origem remonta à Segunda Guerra Mundial, quando foram necessárias equipes que pudessem se infiltrar no território inimigo para lançar e reorganizar as tropas paraquedistas.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui