Rio de Janeiro (RJ) – No dia 30 de maio, o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB), “Escola de Pára-quedistas – 1945”, realizou formatura em homenagem ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz da OM, os “Peacekeepers”, e aos militares, os Cabos Frederico Teixeira  Lucena e Gabriel Pereira Santana, e os Soldados Albert Mendes Alves Gno e Adrian da Costa Farias da Silva, concludentes do Estágio de Escalador Militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A significativa participação brasileira é fruto da seriedade, do espírito humanitário e da coragem dos homens e mulheres que abrem mão do seu convívio familiar em nome da paz e da solidariedade.

Os membros brasileiros de operações de manutenção da paz são frequentemente referenciados de maneira respeitosa e elogiosa, o que comprova seu elevado grau de profissionalismo e dedicação no cumprimento de suas missões.

O Brasil participou da primeira Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), por dez anos, com o Batalhão Suez; durante 13 anos, comandou o componente militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), participando dessa missão com mais de 37 mil capacetes azuis da Marinha, do Exército, da Força Aérea e das Forças Auxiliares; e, desde 2013, um Oficial-General brasileiro comanda a força militar da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), que também conta com um grupamento brasileiro de instrutores em operações de Guerra na Selva.

Fonte: C I Pqdt GPB

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).