Montagem do ADCP na Lancha “Miguens”

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino promoveu, em 24 de fevereiro, o Workshop de Oceanografia, com apoio da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN) e realização pelo escritório da empresa NORTEK, no Brasil.

O evento foi conduzido em duas etapas, uma expositiva, nas dependências do Centro de Instrução e Adestramento, e a segunda, executada como levantamento de dados do ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), em um embarque a bordo da Lancha “Miguens”, que pertence à BHMN.

dwes6rdyrfuhjegwsd
Análise em tempo real dos dados adquiridos pelo ADCP

O evento contribuiu para a atualização do pessoal das áreas de Hidrografia, Oceanografia e Engenharia Costeira quanto às inovações dos instrumentos de medição das variáveis oceanográficas: nível do mar e correntes, bem como suas possíveis aplicações em prol do Poder Naval e da Segurança da Navegação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).