No dia 26 de novembro, foi realizada, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp), comandado pelo Coronel de Infantaria Álvaro de Souza Pinheiro Filho, a formatura de encerramento do Curso de Forças Especiais (CFEsp) e do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais (EMOx).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No total, 27 oficiais e praças de carreira do Exército Brasileiro, que possuem os cursos de Comandos e Básico Paraquedista, concluíram o Curso de Forças Especiais e integrarão as diferentes unidades de operações especiais do Exército Brasileiro, atuando em missões de âmbito nacional e internacional. Outros seis militares tornaram-se novos mergulhadores de operações especiais.

A vibrante cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que discursou aos formandos: “Agradeço o convite para estar aqui hoje, compartilhando com a velha guarda das Forças Especiais mais uma formatura que renova valores, virtudes e tradições castrenses. Parabenizo os familiares presentes, os novos Mergulhadores e Operadores de Forças Especiais.”

O Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, afirmou que os resultados alcançados pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp) muito contribuirão para o aprimoramento operacional da Força Terrestre. O General Freire Gomes realizou a entrega de brindes ao oficial e sargento que foram destaques do curso. O Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, entregou uma lembrança ao militar destaque do Estágio de Mergulho a Oxigênio para Operações Especiais.

O antigo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Presidente do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, o General de Exército Rui Monarca da Silveira, e demais autoridades acompanharam a brevetação realizada pelos instrutores e monitores aos concludentes que desfilaram em continência às autoridades, ao som da canção Eterno Herói, entoada pela Banda do 1º Batalhão de Guardas.

Foram celebrados o Jubileu de Ouro da turma de veteranos do Curso de Ações de Comandos do ano de 1971 e o Jubileu de Prata das turmas de Forças Especiais, Curso de Ações de Comandos e Curso de Formação de Cabo Comandos, formados em 1996. Abrilhantaram ainda o evento, três militares FE pioneiros da turma de 1957: General Iran, Coronel Paulo Tavares e Subtenente Iuri. Na festividade, foram inauguradas diversas placas rememorando os antigos concludentes do curso de Forças Especiais. O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, foi um dos agraciados na cerimônia, por ter comemorado o Jubileu de Prata, ostentando o gorro preto há 25 anos.

Fonte: CIOpEsp

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).