Brasília (DF) – No dia 25 de novembro, foi realizada a solenidade de encerramento dos Cursos de Guerra Cibernética para Oficiais e Básico de Guerra Eletrônica para Sargentos. Os cursos contaram com a participação de militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira).

Participaram da cerimônia os Oficiais-Generais do Forte Marechal Rondon, além dos Comandantes de organizações militares do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) e familiares convidados. Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Luiz Fernando, Chefe do CCOp Ciber do ComDCiber e o General Paulo Sérgio, Chefe do CDCiber, fizeram a entrega de lembranças e certificados aos destaques dos cursos. Em seguida, o CMG Borge, do ComDCiber, e o Coronel Flávio, Chefe do Estado Maior do CCOMGEX, acompanhados dos militares mais antigos de cada curso, realizaram o descerramento das placas dos cursos.

Por fim, cabe destacar que o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica encerra suas atividades de ensino do ano de 2022, capacitando mais uma turma de Guerreiros Cibernéticos e Guerreiros Eletrônicos, contribuindo sobremaneira para a especialização dos recursos humanos das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Centro de Instrução de Guerra Eletrônica

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).