Autoridades e ex-Comandantes participam de inauguração do outdoor alusivo aos 50 anos do CIAGA

No dia 12 de janeiro, foi realizada a cerimônia alusiva ao 50º Aniversário do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que contou com a inauguração de um novo outdoor e a apresentação do filmete institucional atualizado, que pode ser acessado no site de internet daquele Centro de Instrução – www.marinha.mil.br/ciaga.

Estiveram presentes à cerimônia, dentre outras Autoridades, o Almirante de Esquadra Arnaldo Leite Pereira (Comandante entre 1986/88) e o Almirante de Esquadra Hernani Goulart Fortuna (Comandante entre 1981/83).

Além da cerimônia, com o propósito de valorizar essa efeméride, serão realizados diversos eventos e ações ao longo de 2021, abordando datas relevantes para o Setor de Navegação da Marinha, por meio de produtos formatados para as mídias sociais, enaltecendo a importância do Poder Marítimo para o País, com foco nos profissionais que movimentam a Economia Azul. O objetivo é atingir os vários atores do Setor Marítimo, contribuindo para a interação sinérgica e harmonizada dessas organizações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O lema do Jubileu de Ouro é “O Futuro do Brasil está no Mar”, que busca ressaltar a importância do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para o desenvolvimento do País.

Nesse aspecto, o CIAGA exerce papel central, pois tem o propósito de formar, especializar, aperfeiçoar e atualizar o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante brasileira, constituindo-se principal componente da estrutura da Diretoria de Portos e Costas dedicado ao EPM.

ciaga

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).