Reunião de abertura da auditoria

Nos dias 15 e 16 de março, o Sistema de Gestão Ambiental do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) foi submetido a auditoria, realizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em Belém (PA). A equipe, chefiada pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alvaristo Nagem Dair Junior, percorreu os setores do rancho, sistema de aguada, sistema de controle e armazenamento de combustíveis, lubrificantes e graxas, enfermaria e alojamentos, a fim de verificar se as normas ambientais estabelecidas pela Marinha do Brasil estavam sendo cumpridas.

Durante a reunião de encerramento, o Inspetor-chefe comentou que as medidas adotadas pelo CIABA relacionadas à Gestão Ambiental foram consideradas satisfatórias, resultando em uma avaliação de desempenho de 91,9 pontos percentuais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).