Centro de Hidrografia e Navegação do Norte publica primeira carta náutica

Militares no Laboratório da seção de Cartografia do CHN-4
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha publicou, no mês de fevereiro, a primeira carta náutica produzida integralmente pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), organização militar subordinada ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), em Belém (PA). A sétima edição da Carta Náutica 320, titulada “Porto de Belém”, consta no folheto de Aviso aos Navegantes n° 3/2021 e passou por validação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Atendendo ao “Plano de Readequação dos Setores de Hidrografia e Cartografia”, proposto pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, a fim de descentralizar a produção cartográfica que ficava a cargo exclusivamente do CHM, e atribuindo responsabilidade aos CHN em suas áreas de jurisdição, o CHN-4 conseguiu atingir essa meta por meio da adequação da infraestrutura de suas instalações e do incremento em sua força de trabalho com dez militares, empenhados diuturnamente nos trabalhos voltados à produção cartográfica.

Carta Náutica 320

A Carta 320 é a principal carta náutica de acesso ao Porto de Belém, local de grande fluxo de escoamento de carga do estado do Pará. Sua confecção no CHN-4 auxiliará na segurança do tráfego aquaviário da região e contribuirá de forma importante para o incremento da economia local.

Fonte: Marinha do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui