Boia ondógrafo monitora as ondas, o vento e a temperatura da superfície do mar

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) realizou, em 22 junho, o lançamento de uma boia ondógrafo Spotter, nas proximidades do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no escopo do Projeto Rede de Modelagem Oceanográfica Observacional (REMO Observacional), fruto do Termo de Cooperação firmado entre o CHM e a Petrobras. A atividade contou com o apoio do Navio Hidroceanográfico Balizador “Tenente Boanerges”, da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A boia ondógrafo de Abrolhos é a terceira do tipo a ser lançada pelo CHM, sendo a primeira lançada na Antártica e a segunda na Ilha de Trindade. O equipamento foi fundeado a uma profundidade de 16 metros e tem como propósito monitorar as ondas, o vento e a temperatura da superfície do mar, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre a dinâmica local, além de auxiliar as previsões ambientais do Serviço Meteorológico Marinho (SMM).

As boias Spotter fazem parte de um experimento realizado entre o CHM e a Petrobras, no âmbito do Projeto REMO Observacional, que visa à utilização de novas tecnologias para coleta de dados meteoceanográficos, contribuindo para o desenvolvimento científico nacional, para a Segurança da Navegação e Salvaguarda da Vida Humana no Mar.

Os dados coletados pela boia estão disponíveis, em tempo real e de forma gratuita, na página do CHM na internet, por meio do endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-goos-brasil/pnboia-mapa

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui