Novo servidor de Cálculo Apollo K6000

Foi adquirido, em 15 de janeiro, o novo servidor de cálculos de alto desempenho, o Apollo K6000, fabricado pela empresa Hewlett Packard Enterprise (HPE) e custeado pelo projeto firmado entre a Marinha, por intermédio do Comando de Operações Navais (ComOpNav) e o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em parceria com as Empresas Shell Brasil e Prooceano, tendo como interveniente a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). O Apollo K6000 tem o propósito de fornecer informações meteoceanográficas que alimentarão o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento no mar (SPAD-SAR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O projeto teve início em 26 de novembro de 2019 e envolve uma previsão de investimento de R$ 7 milhões, a serem executados pelo período de três anos (2019 a 2022), e propõe-se a integrar duas áreas de pesquisa: novas metodologias e modelos numéricos para a previsão precisa da deriva de objetos no mar, por meio da aplicação de técnicas de modelagem computacional de partículas; e o planejamento das operações de busca e salvamento por meio de algoritmos computacionais avançados.

O servidor Apollo K6000 possui recursos capazes de rodar as versões atuais dos modelos atmosféricos e oceanográficos utilizados pelo CHM: COSMO e HYCOM, que geram diariamente 60 mil produtos distintos. A partir de fevereiro, terão capacidade de fornecer não somente os dados necessários para o programa de cálculo de deriva de objetos no mar, escopo do SPAD-SAR, como também de aprimorar as previsões meteorológicas e oceanograficas feitas pelo CHM, contribuindo dessa forma para o incremento da Segurança da Navegação e para alvancar a Economia Azul.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).