Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha realiza o I EGAS

Foto oficial com os participantes do I EGAS
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Foi realizado, na primeira quinzena de agosto, o I Encontro de Guerra Acústica Submarina (I EGAS). O evento, com o tema “Produções Científicas em Guerra Acústica (GA)”, buscou incrementar a mentalidade de GA das Organizações Militares (OM) pela exposição do “Projeto de Comunicações Submarinas” do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do “Classificador Automático” do Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). A iniciativa visou fomentar a parceria entre OM de Pesquisa, Universidades e Empresas de Defesa, de forma a estimular a tríplice hélice para a realização de projetos em prol da Marinha do Brasil (MB).

O I EGAS foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva. O evento foi realizado de forma híbrida, assistido por 122 inscritos na modalidade a distância e por 43 militares nas instalações do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.

O evento também teve o intuito de estreitar os laços entre a academia e a MB, pela divulgação de trabalhos acadêmicos voltados para a Guerra Acústica, contando com palestras da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do Instituto de Pesquisas da Marinha.

Como membro externo, foi convidado o Professor Dr. Natanael Nunes de Moura Junior, da COPPE/UFRJ, que abordou dois temas: “Classificador Automático”, que trata das aplicações recentes de modelos de inteligência artificial e processamento para a classificação e detecção em um ambiente de sonar passivo, utilizando como base a análise Low Frequency Analysis and Recording (LOFAR) e “Simulação de Dados Baseada nas Condições do Mar”.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui