No dia 28 de janeiro, foi realizada no 3º Centro de Geoinformação – “Centro de Geoinformação General Djalma Poly Coelho” a entrega da Moeda Comemorativa à Denominação Histórica da Unidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A moeda possui em uma de suas faces o distintivo da organização militar com sua heráldica atual, contornado por sua designação – “3º Centro de Geoinformação” e sua Cidade Sede “Olinda-PE”. Na face oposta, o semblante do General Djalma Poly Coelho, adornado pela denominação “Centro de Geoinformação General Djalma Poly Coelho” e pela sigla “3º CGEO”. O Chefe do 3º Centro de Geoinformação, Tenente-Coronel Rogério, entregou a moeda aos militares do efetivo profissional e aos servidores civis.

O General Poly Coelho, ainda quando Tenente-Coronel, chefiou o Destacamento Especial do Nordeste (DEN 1941 – 1944), realizando os primeiros levantamentos topográficos daquela região brasileira. Após a conclusão de suas missões o destacamento foi extinto, mas é considerado o verdadeiro embrião desta organização militar.

Por intermédio da Portaria DCEx/CEx nº 179, de 26 de maio de 2021, a Unidade recebeu a Denominação Histórica: “Centro de Geoinformação General Djalma Poly Coelho”. Para culminar a relevância dos seus feitos, a Portaria do C Ex nº 1.659, de 16 de dezembro de 2021, entronizou o General Djalma Poly Coelho como Patrono do Serviço de Topografia do Exército.

Durante a atividade, todas as medidas sanitárias preventivas à covid-19 foram tomadas.

Fonte: 3º CGEO

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).