Como resultado de Convênio, o 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) finalizou, em 25 de março de 2021, a produção de 1.284 cartas topográficas na escala 1/25.000 e 197 cartas topográficas na escala 1/50.000 do Estado da Bahia. Para efetivar o encerramento desse trabalho e celebrar a entrega definitiva dos produtos, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) e o 3º CGEO, que são organizações militares do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), realizaram uma reunião em ambiente virtual com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além dos produtos matriciais referentes às cartas topográficas, também foi elaborada uma base vetorial contínua da área abrangida pelo projeto, seguindo o preconizado nas Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV).

article 11

Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, que permitiu a elaboração de uma base cartográfica digital contínua seguindo o recorte ao milionésimo, ou seja, abrangendo uma área maior do que o tradicional formato de folhas individualizadas determinadas para cada escala. Além disso, foram consideradas as especificações técnicas aprovadas pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), como as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET- EDGV); as Especificações Técnicas para Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV); e as Especificações Técnicas de Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET- PCDG).

Participaram da reunião, representando o DCT, o Diretor do Serviço Geográfico, General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio e o Chefe do 3º CGEO, Tenente-Coronel Rogério Ricardo Da Silva, acompanhados por militares das duas organizações militares. Representando a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, participaram da reunião a  Diretora Geral, Sra. Jorgete Costa; o Diretor de Informações Geoambientais, Sr Claudio Pelosi; a Assessora Técnica e Coordenadora do Projeto, Sra Rita Pimentel; o Coordenador de Cartografia e Geoprocessamento, Sr Fábio Sampaio; e a Equipe Técnica da DIGEO.

Todos os produtos gerados estão sendo carregados no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), que pode ser acessado no endereço eletrônico http://bdgex.eb.mil.br. Para usuários militares, o cadastro é facilitado ao usar um e-mail institucional (@eb.mil.br, @fab.mil.br, @marinha.eb.mil e @defesa.gov.br). Mais informações podem ser obtidas lendo a política de acesso que está disponibilizada no site.

Fonte: Diretoria de Serviço Geográfico
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).