Manaus AM – Na manhã do dia 10 de outubro, foi realizada a formatura em comemoração ao 53º aniversário do Centro de Embarcações do Comando militar da Amazônia (CECMA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento foi presidido pelo General-de-Divisão Omar Zendim, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM) e contou com a presença do Major-Brigadeiro David Almeida Alcoforado, Comandante do 7º COMAR, do Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, Comandante do 9º Distrito Naval, do Brigadeiro Carlos Câmara Borges, Comandante do CINDACTA IV e do Contra-Almirante Itiro Villela Assano, Chefe do Estado-Maior do 9º Distrito Naval.

O CECMA é uma Organização Militar ímpar do Exército Brasileiro e a sua história se confunde com a criação do próprio Comando Militar da Amazônia, na década de 1950. A evolução deste Centro acompanhou o avanço doutrinário da Força Terrestre no Teatro de Operações da Amazônia. De Pelotão Especial de Transporte, na década de 50, a Centro de Embarcações, no ano de 1996, esta tradicional Unidade Militar vem transportando, ao longo de mais de 50 anos, suprimentos de todas as classes em apoio às Brigadas de Infantaria de Selva e ao Plano Geral de Transporte (PGT).

Atualmente, o CECMA é uma Organização Militar diretamente subordinada à 12ª Região Militar e cumpre três servidões bem distintas: realizar o transporte logístico fluvial na Amazônia Ocidental; capacitar recursos humanos em navegação fluvial; e conduzir e tripular as lanchas táticas nas operações militares de adestramento e defesa da soberania do território amazônico.

Em suas palavras, o Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva, Comandante e Diretor de Ensino do CECMA, destacou a importância do Centro para a Amazônia Ocidental, agradeceu o apoio incondicional dos escalões superiores, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Por fim, parabenizou a tropa por mais um ano de existência do Centro de Embarcações Pedro Teixeira, que respondeu com o seu brado que reflete a missão desses bravos militares: Navegar é nosso combate!

Fonte: CECMA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).