Manaus (AM) – Desatracou do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) em Manaus, no dia 11 de julho, o Ferry Boat Uirá e a lancha Aripuanã, especializada em realização de levantamentos hidroceanográficos, do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) da Marinha do Brasil (MB), para realizar o levantamento hidrográfico do trecho Manaus x Camanaus em São Gabriel da Cachoeira. A missão conjunta inédita tem por objetivo buscar rotas de navegação mais seguras para o transporte de suprimentos pelos rios da Amazônia Ocidental, reduzindo os riscos, o tempo de viagem e os custos no transporte dos materiais necessários para a manutenção das tropas da fronteira oeste do País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A equipe formada por militares do CECMA e CHN-9 navegará por cerca de 40 dias, realizando coleta de dados em um trecho de aproximadamente 1005 quilômetros da calha do Rio Negro. Serão utilizados equipamentos modernos e, ao final da jornada, serão geradas informações atualizadas.

Na região,  são realizadas viagens fluviais com transporte logístico, bem como atividades que empregam embarcações táticas em operações fluviais. Assim, a interoperabilidade entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, por meio do trabalho conjunto entre o CECMA e o CHN-9, diminuirão as dificuldades logísticas para manutenção das tropas de ambas. A interoperabilidade contribuirá, futuramente, para atualização cartográfica, melhorando a logística de suprimentos para os municípios da região.

Fonte: CECMA (EB) e CHN 9 (MB)

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).