O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” – recebeu, em 7 de janeiro, a visita de uma comitiva da Agência de Gestão da Inovação Tecnológica (AGITEC). Na oportunidade, foram debatidos temas atinentes ao “Projeto de Gestão do Conhecimento Científico Tecnológico do CAEx (PROGCT-CAEx)”. A visita foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada Juraci Ferreira Galdino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foi realizada uma reunião de coordenação entre representantes da Divisão de Avaliação de Material (DAM) do CAEx e da Seção de Gestão do Conhecimento (GC) da AGITEC, na qual foi proposto um escopo preliminar do projeto, baseado na demanda do CAEx e no conhecimento e na experiência da AGITEC na metodologia de GC adotada pela Agência.

A AGITEC foi concebida para contribuir com a geração de um ambiente favorável ao incremento das capacidades científico-tecnológicas e com o desenvolvimento de novos produtos e sistemas de defesa para a Força Terrestre que privilegiem o uso de tecnologia dual. Essa tecnologia prevê o emprego de materiais tanto para o uso civil quanto o militar, de forma a atender ao conceito metodológico da Hélice Tríplice no desenvolvimento de seus processos finalísticos. Tais medidas ocorrem em benefício do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e de suas organizações militares diretamente subordinadas, do Núcleo de Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro e do Sistema de Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA).

O projeto consiste na estruturação dos dados e das informações intrinsecamente ligados às avaliações de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) e protótipos de Produtos Controlados pelo Exército (PCE), com benefícios diretos no aumento da eficiência do processo de avaliação realizado pelo CAEx, em proveito do Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), e com reflexos positivos para a Base Industrial de Defesa (BID).

Fonte: CAEx
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).