O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – Campo de Provas da Marambaia/1948 – apoiou, no período de 11 a 13 de abril, as atividades de tiro de ensaio balístico da Indústria de Material Bélico do Brasil/Fábrica de Juiz de Fora (IMBEL/FJF), referentes à entrega ao Exército Brasileiro de um lote de tiros 90 mm HEAT TP-T para Canhão 90 mm (Can 90).

Militares e técnicos da IMBEL/ FJF e do CAEx participaram dos testes, realizando a inspeção visual e metrológica nos elementos da munição e o acondicionamento nas câmaras de climatização a -40°C, +21°C e +50ºC, a fim de verificar o desempenho da munição em relação a parâmetros de temperatura, pressão e velocidade inicial. Foram verificados os parâmetros de precisão, os quais foram superiores aos previstos originalmente.

Ao final do evento, constatou-se o alto padrão em segurança e precisão entregue pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, que assegura confiabilidade ao material bélico empregado pelo combatente da Força Terrestre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CAEx

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).