Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu um Workshop sobre a Proteção de Civis, onde teve como objetivo fornecer orientação de forma integrada e abrangente para os militares, policiais e civis das missões de paz da ONU sobre das diretrizes da ONU por meio da Comprehensive Protection of Civilians (CPoC). Com isso, buscou-se desenvolver a mentalidade de integração entre diversos componentes, respeitando diferentes mandatos que regem as atividades de cada instituição, com vistas a alcançar a maior eficiência na Proteção de Civis.
Desde que o conselho de segurança incluiu, pela primeira vez, a proteção de civis (PoC) em um mandato explícito em 1999, a manutenção de paz evoluiu significamente, crescendo em tamanho e complexibilidade. Durante esse período, a PoC ganhou proeminência e hoje está prevista no mandato de 10 (dez) das 14 (quatorze) Operações da Paz em andamento.
O Departamento de Operações de Manutenção da Paz (DPKO) e o Departamento de Apoio de Campo (DFS) da ONU desenvolveram um conjunto de pacotes de treinamento para preparar os mantenedores da paz para a sua implantação em missões no terreno. Entre esses pacotes estão Materiais de Treinamento Especializados separados sobre PoC, Proteção à Criança e Violência Sexual Relacionada com Conflito.
A experiência mostrou que essas tarefas de proteção , apesar de sua natureza distinta, geram uma sobreposição significativa. Isto é particularmente verdadeiro no nível tático, onde a avaliação de ameaças de proteção, bem como o planejamento e resposta a uma complexa crise ameaçe a segurança de civis, provavelmente envolverá simultaneamente elementos dos domínios PoC, Proteção à Criança e Violência Sexual Relacionada a Conflito. A fim de refletir sobre estas realidades, o Workshop tentará contribuir para esclarecer a complexidade das tarefas de proteção de civis e fornecer orientações sobre como previnir, deter e responder a ameaças inter-relacionadas.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395