Criado para auxiliar na transparência pública e executar atividades de controle orçamentário interno e de auditoria no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) celebrou, nesta quarta-feira (05/10), seu aniversário de dez anos de existência. Em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a Organização Militar realizou a entrega de prêmios e a imposição da Medalha Militar como reconhecimento aos bons serviços prestados, além de homenagens a ex-Chefes do Centro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2210515345401806Durante a solenidade, o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, destacou o legado deixado pela antiga Subdiretoria de Auditoria. “Ao refletir sobre o passado e perceber no presente o alto grau de competência do Centro, é inevitável não lembrar o profissionalismo daqueles que nos antecederam. Isso é, desde os integrantes da Subdiretoria de Auditoria da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, antiga SUAUD, até os efetivos mais recentes do CENCIAR, os quais militares e civis pautados pela dedicação e profissionalismo, constituíram uma base sólida e respeitável para a evolução das diversas atividades de controle interno”, pontuou.

Ainda no evento, o Oficial-General ressaltou a honra que é comandar a Organização. “É um prazer estar à frente dessa Unidade de tanta relevância para Comando da Força, nesse momento em que ela completa dez anos. Para resumir essa data, nada como reverenciar o passado, parabenizar o presente e, principalmente, projetar o futuro, de forma que as atividades do Centro contribuam, cada vez mais, para as atividades da Força Aérea Brasileira”, completou.

Homenagens a ex-Chefes

i2210515345809621O evento foi prestigiado por Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais do Exército e da FAB; Comandantes, Chefes e Prefeitos de Organizações Militares; além dos ex-Chefes da Unidade: Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Brigadeiro Intendente Hiran Williams de Almeida e Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva.

Na ocasião, o Major-Brigadeiro Aurélio destacou o simbolismo da data. “Comemorar o aniversário do CENCIAR tem um significado muito grande para mim, pois é uma Organização responsável por todo o controle da execução financeira, orçamentária, patrimonial e contábil do Comando da Aeronáutica, no sentido de verificar a correção de todos os atos e fatos administrativos. Além disso, atua como uma unidade setorial do Tribunal de Contas da União, com o objetivo de atingir o máximo de eficiência, efetividade e eficácia possível”, explicou o Oficial-General.

Já o primeiro Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Williams, falou sobre a importância do Centro. “O CENCIAR tem uma relevância muito grande, porque ela é um contato da Força com o meio externo. Fomos a segunda Força a implantar o Centro de Controle. No início, foi difícil para montar toda a estrutura, mas, na época, tivemos o apoio da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), o que nos ajudou a construir o CENCIAR que, hoje, é uma das unidades de ponta do COMAER”, disse.

Entrega de prêmios e medalhas

i2210515344304563Na cerimônia, foram entregues prêmios aos integrantes do Centro com mais de dez anos de serviço prestados no CENCIAR, sendo eles o Servidor Civil José Wilson Correa; e os Sargentos Weliton Batista Frambolz, Camila Marques do Nascimento Francisco e Sullian Botelho Marcena.

Na ocasião, também foi concedida a Medalha Militar de Prata a militares com mais de 20 anos de bons serviços prestados. Foram condecorados a Tenente-Coronel Intendente Hellen Cristina Modesto de Lima Alencar; a Major Intendente Danielle Cristini Lara Espínola Nunes; e o Sargento Especialista em Serviços Administrativos, Anderson da Silva Rodrigues. “Hoje estou completando 20 anos de serviço. Esse momento é realmente um reconhecimento de todo o trabalho e dedicação que a gente tem durante toda a carreira militar. E é muito especial estar no CENCIAR, uma Unidade que sempre está agregando e preservando a nossa Força Aérea Brasileira”, afirmou a Tenente-Coronel Hellen.

Fotos: Sargento Felipe Viegas / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).