Entre as novas instalações do SEAD, constam um estúdio de gravação e edição e uma sala de web conferência

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, realizou, em 23 de junho, o descerramento da placa de inauguração das novas instalações do Setor de Ensino a Distância (SEAD) da Escola de Guerra Naval (EGN), que abrangem quatro novas salas, no 5º andar do Ed. Rademaker, assim distribuídas: uma sala de web conferência; um estúdio de gravação e edição de áudios e vídeos; uma sala de apoio à tutoria; e uma para a secretaria daquele setor. Essa readequação física atende ao planejamento estratégico da Escola quanto à modernização das instalações para a apropriada realização das capacitações online.

Desde 2018, com o aumento expressivo da demanda pelo ensino virtual nos cursos da Escola e por decisões da Administração Naval, algumas ações foram determinadas, entre elas a de ampliação do SEAD, permitindo adequá-lo aos cursos que já são desenvolvidos por essa modalidade de ensino, bem como aos que estão sendo conduzidos de forma híbrida. O SEAD também apoia os encarregados de cursos e os docentes no planejamento e elaboração do material didático das disciplinas desenvolvidas em EAD, além de auxiliá-los no uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em apoio ao ensino presencial.

Anualmente, a EGN capacita cerca de 1.500 militares e civis, anualmente, distribuídos pelos Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), Superior (C-Sup), de Estado-Maior para Oficiais Intermediários (C-EMOI), Complementar de Altos Estudos (C-CAE), de Extensão em Estudos Marítimos (C-EEM), além do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), que oferece cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui