Reavaliação de militares no CEFAN

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou um projeto de pesquisa inédito com a análise dos aspectos físicos e antropométricos dos militares que participaram da missão na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) 2020/2021. O objetivo da pesquisa, realizada em 16 de dezembro de 2021 no Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Performance (LABOCE) do CEFAN, é identificar o impacto da Comissão Antártica em variáveis de condicionamento físico e composição corporal, traçando um perfil geral destes parâmetros antes e depois da missão.

Com as análises, os pesquisadores do CEFAN poderão conhecer melhor os efeitos do confinamento, das baixas temperaturas e de outras particularidades daquela região, nas características físicas dos participantes, bem como elaborar estratégias de treinamento específicas para esses militares. Os resultados poderão contribuir, com ainda mais eficácia, para a permanência dos militares do Brasil no continente antártico.

O CEFAN é responsável por efetuar pesquisas científicas em Ciências do Exercício e do Esporte e do Desempenho do combatente com o estudo dos fatores de risco de lesões musculoesqueléticas em militares e atletas de alto rendimento e do desempenho físico dos militares, como por exemplo, de Operações Especiais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).