blank
Reavaliação de militares no CEFAN

Google News

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou um projeto de pesquisa inédito com a análise dos aspectos físicos e antropométricos dos militares que participaram da missão na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) 2020/2021. O objetivo da pesquisa, realizada em 16 de dezembro de 2021 no Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Performance (LABOCE) do CEFAN, é identificar o impacto da Comissão Antártica em variáveis de condicionamento físico e composição corporal, traçando um perfil geral destes parâmetros antes e depois da missão.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Com as análises, os pesquisadores do CEFAN poderão conhecer melhor os efeitos do confinamento, das baixas temperaturas e de outras particularidades daquela região, nas características físicas dos participantes, bem como elaborar estratégias de treinamento específicas para esses militares. Os resultados poderão contribuir, com ainda mais eficácia, para a permanência dos militares do Brasil no continente antártico.

O CEFAN é responsável por efetuar pesquisas científicas em Ciências do Exercício e do Esporte e do Desempenho do combatente com o estudo dos fatores de risco de lesões musculoesqueléticas em militares e atletas de alto rendimento e do desempenho físico dos militares, como por exemplo, de Operações Especiais.