No dia 16 de novembro de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) teve a honra de receber o Prof. Dr. Eduardo Heleno de Jesus Santos, Coordenador do MBA em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), e o Major Bruno Fernando Vergílio, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança da mesma universidade.

Apresentação das Capacidades do CCOPAB

Snapinsta.app 399731953 18000796682253031 8942214784171132093 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita começou com uma apresentação das capacidades do CCOPAB na preparação de militares, policiais e civis, tanto brasileiros quanto de nações amigas, para missões de paz e desminagem humanitária. Essa apresentação enfatizou o alinhamento do processo de ensino-aprendizagem do CCOPAB com os preceitos do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) e os módulos de treinamento desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Visita ao Memorial Sergio Vieira de Mello

Um dos pontos marcantes da visita foi o “Memorial Sergio Vieira de Mello”, que homenageia o diplomata brasileiro e patrono do CCOPAB, destacando seu papel crucial junto ao Alto-Comissariado das Nações Unidas. Esta parte da visita proporcionou uma reflexão sobre a importância das operações de paz e a contribuição significativa de brasileiros neste campo.

Conhecendo as Instalações do CCOPAB

A comitiva também teve a oportunidade de conhecer as instalações do CCOPAB e entender o projeto de reestruturação do Centro. Este projeto visa transformar o CCOPAB em uma referência internacional na promoção da excelência do preparo de recursos humanos para operações de paz e desminagem humanitária, alinhando-se com as práticas e padrões internacionais mais avançados.

Fortalecimento de Laços entre Academia e Forças Militares

A visita da comitiva do INEST/UFF ao CCOPAB representa um importante passo para o fortalecimento da relação entre a academia e as forças militares, promovendo um intercâmbio valioso de conhecimentos e experiências em estudos estratégicos e relações internacionais.