Em 13 de maio de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, conduziu o “Green Day” da terceira fase do Estágio de Preparação de Missão de Paz (EPMP). A atividade, realizada integralmente no idioma inglês, ocorreu no Campo de Instrução de Gericinó (CIG).
A atividade permitiu a prática, in loco, do Conceito AZUL das Nações Unidas preconizado no Core Pre-deployment Training Material (CPTM) e no Specialised Training Material (STM). Na ocasião, foram explorados assuntos relacionados à Proteção de Civis, Desarmamento/Desmobilização/Reintegração (DDR), Abuso e Exploração Sexual (SEA, sigla em inglês), Violência Sexual Baseada em Conflito (CRSV, sigla em inglês), Negociação e Mediação, Primeiros Socorros, dentre outros assuntos.
blank
Créditos: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Nesta edição do EPMP 2021.1, os nacionais das Forças Singulares e os policiais militares têm a previsão de serem desdobrados nas seguintes missões de paz sob a égide da ONU:
– Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS),
– Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Força Terrestre (UNIFIL),
– Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), e
– Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO).
blank
Créditos: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Além dos Instrutores e Monitores do CCOPAB, o processo de ensino-aprendizagem foi enriquecido pela participação de instrutores convidados provenientes do Comando do Exército e das Polícias Militares do Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Adicionalmente, destaque especial foi a participação de integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), oriundos da PUC-Rio, como “Role Players”.
Ressalta-se que o Green Day/EPMP teve o imprescindível apoio das seguintes Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar:
– 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado,
– 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado,
– 11° Grupo de Artilharia de Campanha, e
– Campo de Instrução de Gericinó.
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - CCOPAB

Google News

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui