No período de 17 a 19 de Janeiro de 2022, instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participaram do 2º Workshop virtual de elaboração de incidentes e eventos relativos ao Exercício VIKING 22, que ocorrerá entre 28 de março e 7 de abril de 2022.

O objetivo principal da atividade foi consolidar a matriz composta por cerca de 160 incidentes e eventos que serão apresentados, de forma integrada, aos componentes militar, policial e civil, que participarão do Exercício VIKING 22, simulando uma Operação de Paz multidimensional da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Workshop foi organizado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), reunindo integrantes da Direção do Exercício (DIREX) do Brasil, composta por representantes do Ministério da Defesa, do COTER, do CCOPAB, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), além de convidados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O resultado dos trabalhos desenvolvidos será apresentado na reunião MEL/MIL II (Main Event List/Main Incident List II), que será realizada na cidade de Estocolmo, Suécia, no período de 24 a 28 de janeiro de 2022, com a participação de um instrutor do CCOPAB.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).