O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro e subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, consolida a parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).
Em 05 de abril, o CCOPAB recepcionou o Professor Dr. Ricardo Oliveira dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Coordenador de Ensino da REBRAPAZ, acompanhado pelo Sr. Igor Barreto de Souza e a Senhorita Yasmin da Cunha Paes, ambos acadêmicos e pesquisadores da PUC-Rio (REBRAPAZ).
Além do Comandante do CCOPAB, participaram da recepção o Chefe da Divisão de Doutrina e o Chefe da Divisão de Educação e Treinamento. Dentre outros assuntos, foram discutidas propostas de atividades de ensino, conduzidas pelo CCOPAB, que contarão com a participação e colaboração efetiva dos pesquisadores.
Na mesma data, o Professor Dr. Sérgio Aguilar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) realizou apresentação de suas pesquisas de campo nas missões de paz da ONU conduzidas na República Centro Africana (MINUSCA) e na República Democrática do Congo (MONUSCO) com enfoques para o uso da força e a Proteção de Civis (Protection of Civilians), ambos os temas prioritários no Sistema ONU.
Posteriormente, em 07 de abril, o Professor Leonardo Carvalho Braga, Mestre em Relações Internacionais no Centro Universitário IBMR, conduziu palestra sobre negociação e mediação no âmbito das missões de paz das Nações Unidas. A participação dos dois docentes está no contexto do Estágio de Preparação de Missão de Paz, conduzido pelo CCOPAB.
A parceria e a integração do Centro Sergio Vieira de Mello (membro pleno) com a REBRAPAZ estão consolidadas desde 2016 cuja Coordenação Geral está, desde então, sob a condução da Prof. Dra Eduarda Hamann.

Google News

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui