Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro e subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, consolida a parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).
Em 05 de abril, o CCOPAB recepcionou o Professor Dr. Ricardo Oliveira dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Coordenador de Ensino da REBRAPAZ, acompanhado pelo Sr. Igor Barreto de Souza e a Senhorita Yasmin da Cunha Paes, ambos acadêmicos e pesquisadores da PUC-Rio (REBRAPAZ).
Além do Comandante do CCOPAB, participaram da recepção o Chefe da Divisão de Doutrina e o Chefe da Divisão de Educação e Treinamento. Dentre outros assuntos, foram discutidas propostas de atividades de ensino, conduzidas pelo CCOPAB, que contarão com a participação e colaboração efetiva dos pesquisadores.
Na mesma data, o Professor Dr. Sérgio Aguilar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Marília) realizou apresentação de suas pesquisas de campo nas missões de paz da ONU conduzidas na República Centro Africana (MINUSCA) e na República Democrática do Congo (MONUSCO) com enfoques para o uso da força e a Proteção de Civis (Protection of Civilians), ambos os temas prioritários no Sistema ONU.
Posteriormente, em 07 de abril, o Professor Leonardo Carvalho Braga, Mestre em Relações Internacionais no Centro Universitário IBMR, conduziu palestra sobre negociação e mediação no âmbito das missões de paz das Nações Unidas. A participação dos dois docentes está no contexto do Estágio de Preparação de Missão de Paz, conduzido pelo CCOPAB.
A parceria e a integração do Centro Sergio Vieira de Mello (membro pleno) com a REBRAPAZ estão consolidadas desde 2016 cuja Coordenação Geral está, desde então, sob a condução da Prof. Dra Eduarda Hamann.
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB
Luiz Camões é um destacado profissional da comunicação, com uma carreira diversificada e marcante nos campos militar, jornalístico e documental. Desde o início de sua trajetória em 2001, ele se firmou no cenário audiovisual brasileiro, produzindo e dirigindo programas televisivos para redes como a Record e a Bandeirantes. Reconhecido por sua capacidade de inovação, o Jornalista Camões desenvolveu formatos que cativam e envolvem o público.
Atualmente, lidera um projeto ambicioso que combina informação e participação ativa, com o objetivo de promover a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas. Seu trabalho não apenas esclarece as complexas redes de defesa e segurança do país, mas também apresenta ao público os interesses e desafios das profissões militares. Ao vivenciar e trazer informações dos bastidores das operações, ele proporciona uma visão única e detalhada das atividades militares.
A missão do Jornalista Luiz Camões é clara: tornar acessíveis ao grande público informações relevantes sobre as atividades e atribuições militares, utilizando um formato inovador e envolvente. Seu compromisso é fortalecer os laços entre a sociedade civil e as instituições de defesa, promovendo uma compreensão mútua e um respeito aprofundado pelas nossas forças de defesa e sua base industrial.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. O dia 11 de junho ocupa um lugar de destaque no calendário cívico-militar brasileiro. Nesta data, em 1865, a Marinha do Brasil protagonizou a histórica Batalha Naval do Riachuelo, um dos confrontos mais decisivos da…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. No domingo (19), a Marinha do Brasil realizou mais uma edição da Operação Lei Seca Marítima em Angra dos Reis, com abordagens na Praia de Jurubaíba e na Ilha de Cataguases. A iniciativa integra a…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. A Capitão de Mar e Guerra e médica geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello, superintendente de Saúde do Hospital Marcílio Dias, faleceu na tarde desta terça-feira (10) após ser baleada durante um evento no…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. Na manhã do próximo dia 29 de novembro, Alagoas se tornará palco de um debate crucial para o seu futuro econômico. O auditório da Casa da Indústria receberá o Subsecretário Adjunto de Economia do Mar…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. A Marinha do Brasil, símbolo de estabilidade e proteção nacional, veio a público esclarecer as recentes alegações sobre o uso de tanques para fins antidemocráticos. Em um comunicado firme, a instituição reafirmou que seus meios…
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. A ameaça de Donald Trump de taxar produtos do Brics em até 100% reacendeu alertas no Brasil. O presidente eleito dos EUA busca assegurar o domínio do dólar e promete retaliações severas contra países que…