Neste mês de dezembro, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) conquistou o 1° Lugar no Concurso “Soluções para o Orçamento de Defesa – 2021”, promovido pelo Ministério da Defesa e pela Escola Superior de Guerra.

A premiação, conquistada pela Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi elaborada pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Antonio Monteiro Pessôa e pelo funcionário civil Miguel Angelo Lellis Moreira, e abordou o tema “Uma proposta para auxílio à decisão orçamentária no âmbito do Ministério da Defesa utilizando programação matemática e análise à decisão multicritério”, sendo reconhecida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, por meio da Ordem do Dia Nº 7/2021, publicada no Boletim de Ordens e Notícias n° 1120 de 10 de Dezembro, demonstrando o alto grau de dedicação e comprometimento dos militares, civis e contratados do CASNAV no desenvolvimento de soluções tecnológicas que auxiliem nos mais variados segmentos da Força.

Esse concurso foi o primeiro voltado especificamente para a área orçamentária e estimula a sociedade a apresentar alternativas para a gestão de recursos orçamentários que tenham como resultado o financiamento de projetos plurianuais de Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O CASNAV tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha do Brasil e do País trabalhando sob a coordenação do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, uma organização militar subordinada à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha responsável pelos projetos científicos e tecnológicos não nucleares da Força.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).