Militares da CFS fazem escolta de madeiras apreendidas pelo ICMBio

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) apoiou a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no dia 14 de março, na apreensão de quatro embarcações de pequeno porte que transportavam madeira de forma irregular, no Rio Arapiuns, em Santarém (PA). A bordo das embarcações havia cerca de cinco metros cúbicos de madeira serrada em tábuas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O apoio ocorreu no contexto da Operação “Ágata” do 1º trimestre, na qual as equipes da CFS e do ICMBio têm atuado em conjunto em ações de fiscalização, no período de 12 a 16 de março. Após a apreensão da carga pelo ICMBio, a equipe da Capitania efetuou a escolta das quatro embarcações, possibilitando o transporte da madeira. A CFS ainda notificou duas das embarcações por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

As ações em conjunto prosseguem até hoje (16), enquanto o ICMBio conduz também a Operação “Piracema”, visando intensificar a fiscalização no período de defeso, que se encerra nessa data.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).