Na busca contínua pela expansão e fortalecimento das forças navais, a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) recebeu no dia 26 de junho uma visita de peso. Uma delegação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), incluindo o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella; e outros representantes políticos notáveis de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul, marcou presença nas instalações da CFPA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Projetos Futuros da Marinha e da CFPA

Parlamentares do MDB estiveram em visita a Capitania Fluvial de Porto Alegre

O encontro foi uma oportunidade para o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, discorrer sobre a sua área de jurisdição, os projetos em andamento da Marinha do Brasil e as atividades realizadas pelas Organizações Militares nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo da Silva Tavares, falou sobre as atividades realizadas pela CFPA e seus futuros projetos de expansão.

Apresentação sobre Mentalidade Marítima e Projetos Futuros

Os Assessores de Relações Institucionais do Comando do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra (RM1-FN) Luciano Peres de Novais e Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) Márcio Abel da Silva Longo, também tiveram a oportunidade de expor sobre Mentalidade Marítima e os projetos em andamento daquele Comando, fornecendo uma visão mais ampla dos esforços e da direção estratégica da Marinha brasileira.

Parceria Beneficente para o Futuro

Esta visita permitiu uma maior aproximação entre a Marinha do Brasil e os parlamentares do MDB, estabelecendo uma ponte para colaborações futuras. As partes identificaram pontos de convergência entre as atividades desenvolvidas pelo Com5ºDN e as atividades da bancada, marcando uma etapa promissora para futuras parcerias estratégicas que beneficiarão tanto as forças navais quanto a comunidade civil do estado do Rio Grande do Sul.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).