A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) tem um novo comandante. A cerimônia de posse aconteceu na manhã da última terça-feira (17), na sede da Capitania, no bairro Belvedere. A solenidade de transferência do comando da Capitania dos Portos, anteriormente ocupada pelo Capitão de Mar e Guerra   Washington Luiz Vieira de Barros para o Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, foi presidida pelo Vice Almirante Eduardo Vasquez, Comandante da o 1º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IMG 20230118 WA0238
Foto: CMG Sílvio Aderne

A solenidade oficial de transmissão do comando contou com presenças ilustres, tendo representantes das três Forças Armadas e de todas as Forças Auxiliares, PRF, PF, PMMG, Bombeiros, além de representantes do Judiciário, Ministério Público, jornalistas e sociedade civil. Eles foram recebidos pelo novo Comandante Lucena Navaes e colega Viera Barros que deixa o comando do CFMG.

IMG 20230118 WA0240
Foto: CMG Sílvio Aderne

Após a cerimônia, com a presença da tripulação da Capitania e familiares do comandante que sai e do que entra, houve um coquetel de confraternização onde o CMG Lucena recebeu os parabéns junto com sua esposa Bruna Lucena e a filha Letícia de 9 anos.

O CMG Viera Barros deixa a Capitania Fluvial e retorna ao Rio onde pretende fazer doutorado na Escola de Guerra Naval, completando mais um ciclo de sua carreira na Marinha do Brasil.

O novo comandante do CFMG teve uma carreira marcada com a passagem pela Secretaria-Geral da Marinha, Esquadra e pelo Colégio Interamericano de Defesa em Washington-DC, nos Estados Unidos. Ele chega com planos de intensificar a presença da Marinha/Capitania Fluvial, melhorando a navegação e protegendo quem utiliza os rios, lagos e reservatórios do Estado, que é a caixa d’água do Brasil. O CMG Lucena fez um discurso emocionado homenageando sua mãe, dona Ângela Lucena, presente no evento, sua família e lembrando de amigos que foram importantes para sua carreira, inclusive aquele que passou no cargo: “Acho a casa organizada com um fiel tripulação disciplinada e entusiasmada, o que me faz sentir seguro e orgulhoso pela missão”, relatou o novo comandante.

IMG 20230118 WA0239
Foto: CMG Sílvio Aderne
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).