Durante a ação, 178 candidatos realizaram prova teórica para emitir a Carteira de Habilitação de Amador
A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) realizou, de 7 a 11 de novembro, o projeto “Capitania Itinerante”, no município de Santa Vitória, situado a mais 700 km de Belo Horizonte (MG).
O propósito da ação é levar, para localidades distantes, serviços prestados pela CFMG voltados para a categoria de Aquaviários, amadores e embarcações, dentro de sua jurisdição, facilitando a regularização documental de condutores, proprietários e suas embarcações.
Foram realizados 318 serviços cartoriais para Amadores e Aquaviários, dentre eles o atendimento de 43 solicitações para a renovação de Carteiras de Habilitação de Amador (CHA), além da aplicação de prova teórica para 178 candidatos interessados em emitir a habilitação pela primeira vez, dos quais 137 foram aprovados. Foram ainda regularizadas 62 embarcações, com emissão dos respectivos Títulos de Inscrição, renovadas 21 Carteiras de Inscrição e Registro (CIR), recebidas 9 defesas de notificações e realizadas 5 vistorias em embarcações.
A presença da Marinha do Brasil na localidade serviu para a disseminação da mentalidade marítima na região e, consequentemente, para incrementar a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações e a salvaguarda da vida humana em águas interiores.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).