Militares realizam palestra sobre a correta utilização de coletes e a dotação de equipamento de salvatagem em embarcações para os pescadores de São Rafael, RN

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) levou o projeto “Capitania Itinerante” para o município de São Rafael e Itajá, no período de 4 a 6 de março. A ação tem o objetivo de ampliar a oferta de serviços às comunidades marítimas localizadas em regiões mais afastadas da área urbana de Natal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

as2 2
Atendimentos, durante Capitania Itinerante, resultaram em 60 serviços cartoriais protocolados

Durante a ação, foram realizadas revalidações de Cadernetas de Inscrição e Registro, além da emissão de certificados, totalizando 60 serviços cartoriais protocolados. Além disso, pescadores locais foram orientados sobre a importância da correta utilização de coletes salva-vidas e a dotação de equipamentos de salvatagem.

Como complemento, foram realizadas ações de fiscalização do tráfego aquaviário no município de Itajá, com o objetivo de fomentar a conscientização da população local sobre as normas de segurança vigentes.

O projeto “Capitania Itinerante” tem sido uma importante iniciativa da Capitania dos Portos do RN para levar serviços e orientações sobre segurança no mar para comunidades afastadas da área urbana. A ação visa a promoção da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).