A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou, em 30 de setembro, a cerimônia alusiva ao 175º aniversário de sua criação, sendo a mais antiga Organização Militar (OM) da Marinha no estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estabelecida desde 3 de outubro de 1847, a OM vem atuando em ações de inspeção naval, no controle do tráfego aquaviário e na realização de cursos do Ensino Profissional Marítimo, contribuindo para a formação de aquaviários e portuários, na participação de operações de busca e resgate no mar, além de apoiar ações de combate à poluição hídrica e de apoio emergencial em todo estado.

O evento contou com a presença de representantes da Comunidade Marítima local, titulares de organizações militares sediadas no RN, além de autoridades civis e convidados parceiros da Capitania dos Portos.

Na ocasião, foi entregue a Menção Honrosa “Estamos no mesmo Barco” aos civis e militares que, por suas contribuições,  destacaram-se no apoio às atividades da CPRN, notabilizando-se como parceiros no fornecimento de ensino de qualidade, controle da habilitação de aquaviários e no fortalecimento da conscientização dos princípios fundamentais que norteiam a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.

Além da cerimônia militar, também fizeram parte das festividades, um baile comemorativo, ocorrido no dia 23 de setembro, no Edem Recepções, e um concurso de artes, que teve como objetivo estimular a criatividade de militares, servidores civis e artistas do RN, a fim de possibilitar ampla participação e divulgação deste marco histórico.

as2 11

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).