| |

Capitania dos Portos do Rio de Janeiro divulga balanço final da Operação Verão 2022-2023

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) encerrou suas atividades da Operação Verão em 28 de fevereiro, após uma intensa campanha de fiscalização e segurança em sua área de jurisdição, que vai de Saquarema a Barra de Guaratiba, no estado do Rio de Janeiro. A operação teve início em 15 de dezembro de 2022 e buscou elevar a mentalidade marítima e conscientizar condutores e passageiros sobre as regras de segurança da navegação.

Durante a Operação Verão, a CPRJ intensificou as ações de inspeção naval, com equipes atuando simultaneamente no mar e em marinas, iates clubes e colônias de pescadores. As atividades envolveram a disseminação de diretrizes de segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, com embarcações e viaturas sendo utilizadas como principais meios de operação.

A operação registrou um total de 5.413 abordagens a embarcações, 157 notificações, 22 apreensões, 11 Inquéritos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurados, 10 acidentes registrados e 60 autos de infração emitidos. A colaboração da sociedade, por meio das denúncias recebidas, foi fundamental para uma atuação mais efetiva e um verão mais seguro. Apesar do encerramento da Operação Verão, as ações de inspeção naval continuarão ininterruptas ao longo do ano.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas