Estrutura foi inaugurada durante comemorações do 168º aniversário da Capitania dos Portos do Piauí

A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI) inaugurou, no dia 13 de fevereiro, o Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM), na cidade de Parnaíba (PI). O Centro tem como missão monitorar os recursos, embarcações e infraestruturas das áreas marítimas de interesse e das águas interiores, em face de possíveis ameaças, emergências ou desastres ambientais. A inauguração da estrutura foi parte das comemorações ao 168 anos de criação da CPPI.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segundo o Capitão de Fragata José Eduardo da Silva, Capitão dos Portos do Piauí, a estrutura do CCCAM possibilitará maior agilidade na tomada de decisões. “O Centro é dotado de sistemas e equipamentos que permitem maior agilidade em situações de crise em águas jurisdicionais brasileiras, como busca e salvamento, poluição hídrica e salvaguarda da vida humana no mar”.

1 74
Descerramento da placa de inauguração do Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima

Participaram da inauguração o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, Vice-Almirante André Moraes Ferreira; o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho; e o Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Júnior.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).