A Capitania possui 13 faróis sob sua jurisdição

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) elevou o índice de eficácia do sistema de sinalização náutica ao realizar manutenções e restabelecer, no primeiro trimestre de 2021, sinais náuticos no estado do Maranhão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após planejamento detalhado das ações, uma equipe de militares especializados foi enviada para realizar os reparos necessários para o funcionamento dos sinais náuticos, contribuindo para a segurança da navegação no litoral do Maranhão. A CPMA possui 13 faróis sob sua jurisdição.

Após restabelecidos os faróis de São Marcos (São Luís-MA), Araçagi (Raposa-MA) e Tutóia (Tutóia-MA), e manutenidos os faróis de Preguiças (Barreirinhas-MA), Itaúna (Alcântara-MA) e Farolete Andreza (Tutóia-MA), foi elevado o índice de eficácia da sinalização náutica de responsabilidade da CPMA, de 50% para 62,5%. O planejamento para o segundo trimestre é atingir a meta de 95% de eficiência estabelecida pela Marinha.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).