Capitania dos Portos do Espírito Santo Realiza Visitas Técnicas a Importantes Terminais Marítimos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma série de visitas técnicas realizadas nos dias 9 e 10 de abril, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), liderada pelo Capitão dos Portos, promoveu uma inspeção detalhada aos terminais marítimos estratégicos do estado. A iniciativa incluiu visitas ao terminal Ponta Ubu em Anchieta e ao Porto Tubarão em Vitória, operado pela Vale.

Foco na Operacionalidade e Segurança

A visita à Samarco Mineração possibilitou conhecer o processo de exportação pelo Terminal Ponta Ubu

No terminal Ponta Ubu, a comitiva teve a oportunidade de observar de perto as operações da Samarco Mineração S/A e da Subsea7. Eles acompanharam a operação do navio Seven Vega e visitaram o Centro de Operações Integradas (COI), que monitora desde a extração do minério de ferro em Minas Gerais até seu embarque para exportação.

No seguinte dia, a visita ao Porto de Tubarão proporcionou um olhar aprofundado nos diversos setores da instalação. A equipe visitou o Parque Botânico, os Centros de Controle do Porto de Tubarão e da ferrovia Vitória-Minas, além do terminal de carvão, onde puderam ver as práticas de manuseio e gestão ambiental empregadas pela Vale.

Objetivos das Visitas

Essas visitas técnicas são parte de uma estratégia maior para reforçar os laços entre a Marinha do Brasil e as instituições portuárias do Espírito Santo. O principal objetivo é aprimorar o cumprimento das atribuições da CPES como Agente da Autoridade Marítima, com foco em três aspectos cruciais:

  1. Segurança da Navegação: Assegurar que todas as operações marítimas sejam conduzidas de forma segura para evitar acidentes e incidentes.
  2. Salvaguarda da Vida Humana no Mar: Implementar e monitorar medidas eficazes para proteção da vida humana nas águas jurisdicionais do estado.
  3. Prevenção da Poluição Ambiental: Fiscalizar e orientar as operações nos terminais para prevenir qualquer forma de poluição marinha que possa surgir de atividades portuárias e de navegação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas