Agência móvel da CPES realiza atendimento ao público em praça de Conceição da Barra (ES)

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou, entre os dias 29 de março e 4 de abril, atendimento à comunidade marítima nos municípios de Linhares e Conceição da Barra, litoral norte do estado do Espírito Santo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O trabalho foi efetuado por meio da agência móvel da CPES, na Colônia de Pescadores Z-1, localizada na cidade de Conceição da Barra (ES). A iniciativa teve como propósito auxiliar e orientar a comunidade local quanto aos procedimentos de regularização das embarcações, por meio das vistorias navais e do cadastro dessas embarcações.
Foram realizados 221 atendimentos ao público, dentre outras demandas como a prestação dos serviços de regularização de embarcações, atualização e renovação de habilitação (amador e profissional), expedição da 2ª via da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), recadastramento de aquaviários por meio do Sistema de Cadastro Digital da Marinha do Brasil (SISCAD) e ações de Vistoria Naval agendadas para regularização de embarcações e perícia de Cartão de Tripulação de Segurança.

Em complemento ao atendimento ao público, no dia 2 de abril, houve, também, a aplicação de prova teórica para 71 candidatos que buscavam a habitação amadora, na Escola Bartouvino Costa, no município de Linhares.

As ações realizadas possibilitaram ampliar a percepção e o entendimento da sociedade sobre a importância da missão desempenhada pela Capitania para salvaguarda das pessoas que utilizam embarcações ou são, de alguma forma, afetadas pelos seus movimentos, promovendo a atualização do aquaviário frente aos procedimentos e a legalidade das atividades.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).