O Projeto TFM Praia Limpa visa contribuir com as ações do Plano de Combate ao Lixo no Mar, do Governo Federal

A Capitania dos Portos do Ceará e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará uniram-se para realizar uma ação de conscientização ambiental na Praia de Meireles, em Fortaleza, CE, no dia 1º de março. O evento, que faz parte do Projeto “TFM Praia Limpa”, teve como objetivo promover a prática esportiva aliada à conscientização ambiental.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto a 0
As atividades iniciaram com um treino funcional, seguido de explicações sobre a preservação do bioma costeiro

A iniciativa começou com um treino funcional, seguido por uma explanação sobre “Preservação do Bioma Costeiro”. A ação contribuiu para o Plano de Combate ao Lixo no Mar, elaborado pelo Governo Federal, enfatizando a necessidade da segregação correta do plástico, que representa uma ameaça ao meio ambiente marinho, às atividades econômicas e de lazer desenvolvidas no mar e à segurança da navegação.

Após a exposição, 23 militares e quatro civis realizaram uma caminhada na praia com coleta de resíduos recicláveis encontrados na beira-mar. Em uma hora, foram recolhidos 30 quilos de material, destacando-se as quantidades encontradas de plástico e vidro, como tampas, lacres e garrafas pet.

A ação conjunta de conscientização ambiental da Capitania dos Portos do Ceará e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará foi de grande importância para a conscientização dos participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e da correta destinação dos resíduos gerados na praia. Além disso, contribuiu para a promoção de uma cultura de responsabilidade ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população local.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).