Na data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 2 de junho, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) se fez presente de uma forma marcante. Militares da CPSE participaram ativamente da 7ª edição do Projeto “Jogando Limpo com o Mangue”. A ação de limpeza foi realizada na área da Maré do Apicum, uma região de manguezal situada no bairro Coroa do Meio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Projeto “Jogando Limpo com o Mangue”

Idealizado e organizado pelo Shopping RioMar Aracaju e pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), o projeto tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre a crescente degradação dos manguezais em Sergipe. Além disso, a ação busca sensibilizar a comunidade local sobre a crucial necessidade de preservação do ecossistema dessas áreas.

Importância dos Manguezais

Os manguezais são ecossistemas únicos e de grande importância para a biodiversidade. Eles são berçários naturais para várias espécies de peixes e crustáceos, além de servirem de habitat para uma vasta gama de aves e mamíferos. No entanto, essas áreas têm sido gravemente afetadas pela ação humana, como desmatamento e poluição, tornando ações como a do Projeto “Jogando Limpo com o Mangue” essenciais para a sua conservação.

Engajamento Militar em Questões Ambientais

A participação da Capitania dos Portos de Sergipe nesse evento representa uma valiosa contribuição dos militares para questões ambientais. Através de seu engajamento, a CPSE demonstra a importância da participação ativa das forças armadas na proteção e conservação do meio ambiente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).