Na data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, 2 de junho, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) se fez presente de uma forma marcante. Militares da CPSE participaram ativamente da 7ª edição do Projeto “Jogando Limpo com o Mangue”. A ação de limpeza foi realizada na área da Maré do Apicum, uma região de manguezal situada no bairro Coroa do Meio.
Projeto “Jogando Limpo com o Mangue”
Idealizado e organizado pelo Shopping RioMar Aracaju e pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), o projeto tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre a crescente degradação dos manguezais em Sergipe. Além disso, a ação busca sensibilizar a comunidade local sobre a crucial necessidade de preservação do ecossistema dessas áreas.
Importância dos Manguezais
Os manguezais são ecossistemas únicos e de grande importância para a biodiversidade. Eles são berçários naturais para várias espécies de peixes e crustáceos, além de servirem de habitat para uma vasta gama de aves e mamíferos. No entanto, essas áreas têm sido gravemente afetadas pela ação humana, como desmatamento e poluição, tornando ações como a do Projeto “Jogando Limpo com o Mangue” essenciais para a sua conservação.
Engajamento Militar em Questões Ambientais
A participação da Capitania dos Portos de Sergipe nesse evento representa uma valiosa contribuição dos militares para questões ambientais. Através de seu engajamento, a CPSE demonstra a importância da participação ativa das forças armadas na proteção e conservação do meio ambiente.