Militares da CPM em abordagem a embarcação durante a Operação Verão

O período de verão é um momento de intensa movimentação de embarcações nas águas brasileiras, especialmente nas regiões litorâneas. Visando garantir a segurança de tripulantes, passageiros e banhistas, a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) realizou ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário em proveito da Operação Verão 2022-2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre 15 de dezembro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023, a CPM intensificou suas atividades de Inspeção Naval (IN) nas áreas com maior fluxo de embarcações, como na Ilha de Santana e Francês, em Macaé, e nas praias de Rio das Ostras e Barra de São João. O objetivo da IN é difundir as normas de segurança da navegação para reduzir, ao máximo, os riscos de acidentes no mar, rios e lagoas.

Ao longo do período, 1.313 embarcações foram inspecionadas, 4 foram apreendidas e outras 2 foram retiradas de tráfego. A CPM também aproveitou a oportunidade das abordagens para reforçar a importância de não jogar lixo no mar e realizar manutenções preventivas nas embarcações. Além disso, os militares esclareceram eventuais dúvidas sobre as formas de ingressar na Marinha.

As ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário realizadas pela CPM são fundamentais para garantir a segurança dos usuários das águas brasileiras. As normas de segurança da navegação foram criadas para proteger tripulantes, passageiros e banhistas, e é dever de todos cumpri-las para evitar acidentes e preservar o meio ambiente marinho. A Capitania dos Portos de Macaé tem cumprido seu papel de maneira eficiente, com o objetivo de proporcionar um verão seguro e tranquilo para todos os usuários das águas da região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).