A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizou, no dia 29 de outubro, a entrega dos certificados de conclusão do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros – (ESEP) para 29 aquaviários das Turmas 01 e 02/2020.

Durante as aulas, ministradas no período de 14 a 25 de setembro, os aquaviários foram qualificados para atuação como patrão ou tripulante de embarcações, empregadas no transporte de passageiros na navegação interior.

Na ocasião, os alunos receberam instruções sobre as normas de segurança da navegação, com o intuito de aprimorar o serviço de transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia e de apoio portuário.

Em decorrência da pandemia, foram implementadas medidas de prevenção para realização do curso, como a redução em 50% do número de vagas, uso obrigatório de máscaras, higienização e verificação da temperatura corporal dos alunos, distanciamento social e desinfecção diária do local.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).