Capitania dos Portos da Bahia participa de simulação da USP em Ilhéus

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A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) estiveram presentes, de 3 a 5 de julho, em simulações no Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP. Sob a supervisão do Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, o exercício buscou testar as manobras dos navios-tipo “Wozmax” para o novo Terminal da BAMIN no Porto Sul.

Objetivo das Simulações

As simulações no Tanque de Provas Numérico (TPN) da USP foram realizadas com o objetivo de avaliar a viabilidade das manobras de navios no novo Terminal da empresa Bahia Mineração (BAMIN), parte do Porto Sul em Ilhéus. Este projeto é fundamental para o escoamento da produção de minério de ferro da região, e garantir a segurança e eficiência das operações marítimas é crucial para o seu sucesso.

Detalhes das Simulações

Durante os três dias de atividades, foram realizadas simulações em tempo real de manobras com navios-tipo “Wozmax”, que possuem 330 metros de comprimento. As simulações avaliaram as alternativas de acesso ao terminal e as bacias de evolução necessárias para o giro e a aproximação final dos navios, levando em consideração as condições ambientais predominantes, como marés e correntes marítimas. Esse trabalho detalhado garantiu uma análise minuciosa das manobras possíveis e das dificuldades que poderiam ser enfrentadas.

Participação e Coordenação

O Professor Eduardo Tannuri coordenou os estudos e simulações, contando com a participação ativa da CPBA, representada pelo Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, e da DelIlhéus. Além deles, estiveram presentes representantes do Corpo Técnico da USP, das empresas BAMIN, UMI SAN, Wilson Sons rebocadores e Praticagem da Bahia. A colaboração entre essas entidades foi essencial para o sucesso das simulações e para a validação das manobras propostas.

Análise das Condições Ambientais

Um aspecto crítico das simulações foi a consideração das condições ambientais locais, como marés e correntes marítimas, que influenciam diretamente a navegação e as operações portuárias. As simulações permitiram ajustar as estratégias de manobra para garantir a segurança e a eficácia das operações no novo terminal, levando em conta essas variáveis naturais. A análise aprofundada dessas condições ajudou a antecipar possíveis desafios e a planejar soluções adequadas.

Impacto e Importância do Terminal da BAMIN

A implantação do Terminal da BAMIN no Porto Sul representa um avanço significativo para a infraestrutura portuária de Ilhéus e para a economia da região. O novo terminal permitirá um escoamento eficiente da produção de minério de ferro, contribuindo para o desenvolvimento econômico e gerando empregos. As simulações realizadas no TPN da USP foram um passo crucial para garantir que as operações no terminal sejam seguras, eficientes e sustentáveis, beneficiando toda a comunidade local.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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