As Capitanias dos Portos da Bahia (CPBA) e de Sergipe (CPSE) participaram, no dia 1º de janeiro, da tradicional procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes. A festa integra o calendário de festas populares dos estados e é realizada há mais de um século.
Na Bahia, os festejos foram iniciados com uma missa realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na sequência, os fiéis, liderados por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acompanharam o translado da imagem de Bom Jesus dos Navegantes da igreja até o píer da CPBA, onde a imagem foi embarcada na Galeota “Gratidão do Povo” e iniciou a procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Para garantir a segurança da navegação, a CPBA empregou quatro lanchas e duas motos aquáticas, além do Aviso de Patrulha “Dourado”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador reforçaram as ações de segurança em terra.
Em Aracaju, a histórica procissão de Bom Jesus dos Navegantes foi apoiada por militares da Marinha, que conduziram a imagem do santo padroeiro em todo o trajeto terrestre e fluvial. A CPSE também atuou com equipe de fiscalização do tráfego aquaviário, garantindo a segurança de todos os envolvidos durante a procissão fluvial, retomada após dois anos sem ocorrer.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395