A Capela de Santo Expedito e Santa Bárbara no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) foi inaugurada em 2004, no comando do Coronel Roberto ITAMAR Cardoso Plum.

Onde, originalmente, fora uma casa de força do antigo Forte do Vigia havia um oratório dedicado a Santa Bárbara, padroeira da Arma de Artilharia, lembrando as origens do aquartelamento da extinta 2ª Bateria de Obuses de Costa. Uma pequena porta lateral dava acesso ao interior do oratório, que possuía um pequeno altar e dois bancos de madeira. Havia também um armário com algum material litúrgico.

“Quando convoquei o Pe. Lindemberg para retirarmos o material religioso do local para depois limpar e reformar o oratório, encontramos também uma bonita imagem de Santo Expedito. Decidi, ali com o Padre, que faríamos uma obra de adaptação e reintroduziríamos as imagens em uma nova Capela do CEP, dando a ela os nomes dos padroeiros dos militares e da Arma de Artilharia”, relembrou o Cel Itamar, comandante do CEP/FDC nos anos de 2003 a 2005.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desde sua criação, a capela, que recebeu novas porta de entrada frontal e escadarias voltadas para o jardim, recebe fiéis que fazem suas orações e frequentam a agora tornada tradicional missa de Santo Expedido, realizada todo dia 19 de cada mês. Devido às atuais medidas preventivas, para evitar o avanço da COVID-19, a prática da celebração está suspensa por tempo indeterminado.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).