Adaptandos embarcam no Navio-Patrulha “Bocaina”

Candidatos aprovados no Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PSEFOMM) 2022, do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, visitaram, em 18 de janeiro, o Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em Belém (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita ao navio faz parte do Programa de Eventos do Período de Adaptação da EFOMM. A adaptação é uma etapa complementar do PSEFOMM, de caráter eliminatório, com duração de três semanas, cujo objetivo é apresentar aos adaptandos aspectos básicos da vida militar, da vida do Oficial da Marinha Mercante Brasileira e a rotina da EFOMM.

blank
Candidatos recebem instruções no passadiço do navio

Essa foi a primeira oportunidade dos futuros alunos estarem a bordo de um navio. Durante a visita, eles conheceram diversos compartimentos da embarcação, como passadiço, centro de controle de máquinas e conveses externos, recursos de navegação e equipamentos importantes para a vida na Marinha Mercante. Esse contato inicial com o navio servirá de subsídio para a futura opção de escolha entre o curso de Máquinas e Náutica, assim que concluírem o período de adaptação e se tornarem alunos na EFOMM.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).