Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo De Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 24 de outubro, os testes da segunda versão do Redutor de Calibre M81/120 AGR e do Contador de Tiros para Morteiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da atividade engenheiros e técnicos do CAEx, do Arsenal de Guerra do Rio (AGR), alunos militares e uma aluna civil do segundo ano do Curso Básico do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Foi verificado o emprego do Redutor de Calibre M81/120 AGR, que consiste em um tubo do Morteiro Médio Antecarga 81 mm, integrado ao interior do Morteiro Pesado M2 Raiado, com o fim de diminuir o custo e otimizar o emprego do material pelo Exército Brasileiro.

A primeira versão do projeto foi testada e avaliada em abril, quando, em seguida, foram implementadas melhorias de emprego e segurança, as quais foram validadas na presente atividade. O Contador de Tiros resulta de uma colaboração entre o AGR e alunos do segundo ano do curso básico do IME, para desenvolver um dispositivo eletrônico capaz de identificar e contabilizar os disparos realizados por morteiros.

A importância do material testado consiste na capacidade de verificar a vida útil do conjunto tubo-culatra do morteiro e a necessidade de manutenção, a partir das estatísticas geradas pelo histórico de emprego do armamento. A viabilidade do projeto foi evidenciada durante o teste realizado, através da detecção dos tiros realizados por meio de dois sensores distintos. Após o MVP, o AGR poderá desenvolver o produto para uso da Força Terrestre.

Os testes realizados confirmam a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Teste e Avaliação (T&A) de Sistemas e Materiais de Emprego Militar, em prol da missão da Força Terrestre.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).